segunda-feira, 8 de agosto de 2011

EaD: Uma necessidade.

O rompimento das barreiras temporais e geográficas é uma das características marcantes da Educação a Distância (EaD). Com o crescimento da tecnologia, podemos perceber uma significativa mudança de foco existente no ensino.
Ao iniciar um curso distância - Metodologia e Gestão em Educação a Distância pude perceber a força que este curso tem alcançado nos dias atuais.
Atualmente, no Brasil, podemos encontrar uma diversidade de cursos, inclusive os de nível superior, totalmente a distância. A cada dia as faculdades e universidades têm oferecido cursos cada vez mais atrativos por serem de fácil acesso (online, à distancia, etc), através de uma linguagem veloz, com desafios,  fóruns de discussões e com tempo também acessivel ao seu alunado e de preferência, sem sair de casa.
Assim como eu, muitos profissionais necessitam continuar estudando e se capacitando. Entretanto, o trabalho, a família e filhos muitas vezes nos impedem de frequentar (fisicamente) um curso. Dessa forma, a EaD, juntamente com o avanço da tecnologia têm sanado essa necessidade de se atualizar.
Ao realizar um curso a distancia temos como facilidade escolher nosso próprio horário e local de estudo, o que não é possível em cursos presenciais, ou seja, podemos “freqüentar as aulas” no horário de almoço do nosso trabalho, de madrugada e de pijama, próximo aos nossos filhos enquanto eles assistem televisão, em dias de domingo e feriados, etc. E ainda, através da internet, podemos “colher” informações de diversas fontes e não somente do material proposto pelo professor-tutor, ampliando ainda mais o conhecimento em relação ao conteúdo.
Por um outro lado, vemos que na EaD o aluno precisa ter mais motivação e disciplina do que o da modalidade presencial, mas isso é significativamente positivo já que estamos realizando uma curso e queremos ampliar nosso conhecimento. Dessa forma, é necessário que o aluno da EaD leia mais, tenha tempo para os fóruns de discussões e respeite os prazos de entrega de trabalhos e de atividades propostas pelo professor.
Outra questão que podemos pensar é que a inclusão no Brasil é um processo lento que demanda tempo e conscientização das pessoas, inclusive dos governantes e, ao conhecer mais a respeito da EaD podemos refletir e até  repensar nesta, como uma ferramenta acessível para todos, ou seja, de fácil acesso tanto para as pessoas ditas “normais” como para as Pessoas com Deficiência.
Além disso, ao acessar blogs que tratam sobre o tema EaD percebi que mesmo a distância podemos interagir com pessoas de qualquer lugar do país, podemos conhecer a opinião de outrem e mesmo, opinar. Ou seja, interagimos como se estivessemos em uma sala de aula, mas não oralmente. E ainda, podemos aprender muito com o outro e discutir assuntos diversificados. Também percebi que muitos blogs nem sempre estão atualizados, entretanto, alguns outros como o Blog do professor João Mattar é muito interessante acessar e participar já que ele interage e responde os comentários feitos.
Antes mesmo de realizar um curso a distância, nunca pensei nessa modalidade como algo negativo ou de pouca qualidade, pelo contrário, o que tenho experimentado reforça  minha opinião de que a EaD é uma "tipo" de ensino  criativo e tecnologicamente avançado.
Portanto, a EaD é fato crescente e necessário em nossa atualidade já que pode auxiliar e capacitar pessoas com diferentes realidades, sejam elas ditas “normais” ou com deficiência, um trabalhador ou uma mãe que ajuda no sustento da família e têm seus afazeres domésticos ou mesmo, um pai que por qualquer motivo, não têm condições geográficas para ir à escola/faculdade/universidade, etc.
                     
                                                           Regina Sant'Ana Koepp do Nascimento

5 comentários:

  1. Olá, sou Regina (autora do texto acima). Gostaria de saber se você tem alguma experiência com a EaD e qual sua opinião sobre ela? Grata!

    ResponderExcluir
  2. oi .. tudo bem??? Olha estou tentando ter uma nova experiencia EaD, pois ano passado cursava uma pós a distância, mas pela falta de experiencia acabei abandonando. Agora estou fazendo uma nova tentativa e estou me adaptando muito bem

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato,

    Acredito que a forma como fomos educados às vezes nos torna "tradicionalistas". Ou seja, estudamos com professores "cara a cara" e rodeados literalmente de colegas.
    Que bom que agora está se adaptando, pelo que percebi (tbém em seu Blog), vc é uma pessoa com a "vida louca" talvez com pouco tempo e a EaD vai te ajudar nesse seu Curso com certeza. Obrigada pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina,

    Gostei do seu posicionamento sincero sobre a EaD. Tenho engatinhado na EaD através desse curso da pós em Metodologia e Gestão para Ead.
    Com isso, acredito que todos nós saberemos um pouquinho mais. Apesar do conhecimento nunca se esgotar.
    Um grande abraço.
    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra, é verdade o conhecimento nunca se esgota, estamos sempre aprendendo. Esse curso sobre a EaD será muito interessante para nós e de fundamental importância para nosso currículo, já que a educação tem tomado outros rumos quanto a sua modalidade (de presencial para distãncia via internet). Obrigada! Abraço,
    Regina S Koepp do Nascimento

    ResponderExcluir